18 outubro 2006

Webquest - Tutorial, versão preliminar

Webquest

RESUMO:

Uma metodologia de engajar alunos e professores num uso da internet voltado para o processo educacional, estimulando a pesquisa, a aprendizagem cooperativa, o desenvolvimento de professores, a produção de materiais e o pensamento crítico. Em linhas gerais, uma WebQuest parte da definição de um tema e objetivos por parte do professor, uma pesquisa inicial e uma relação de links selecionados acerca do assunto, para consulta orientada dos alunos.

Estes devem ter uma tarefa, exeqüível e interessante, que norteie a pesquisa. Para o trabalho em grupos, os alunos devem assumir papéis diferentes, como o de especialistas, historiadores, líderes de governo, jornalistas, visando gerar trocas entre eles. Tanto o material inicial como os resultados devem ser publicados na web, on-line.

WebQuest não exige softwares específicos além dos utilizados para navegar na rede, produzir páginas, textos e imagens. Isso faz com que seja muito fácil usar a capacidade instalada em cada escola, sem restrição de plataforma ou soluções, centrando a produção de WebQuests na metodologia pedagógica e na formação de docentes.

As WQ's fornecem direções bastante concretas para tornar possível e efetivo o uso da internet. E isso, na forma e na essência, é uma maneira de praticar uma educação sintonizada com nosso tempo. Conteúdos publicados na Internet, sobretudo os produzidos profissionalmente, refletem saberes e informações recentes. Além disso, são produtos autênticos que fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

WebQuests devem ser produtos de professores, não de especialistas ou técnicos. Essa marca da abordagem metodológica criada por Bernard Dodge tem como meta oferecer oportunidades concretas para que os professores se vejam e atuem como autores de sua obra.

Desde que surgiu essa metodologia, estima-se que já foram criados 10 mil WebQuests em todo o mundo. No site da USP encontramos dicas de como montar uma webquest, galeria de WQ’s em várias línguas (e um acervo importante em português) e endereços eletrônicos para quem quiser mais informações sobre WebQuest. (http://www.webquest.futuro.usp.br)

As WebQuests tem a virtude da simplicidade. Podem ser desenvolvidas para alunos da escola elementar à pós-graduação. A medida em que mais e mais recursos aparecem na World Wide Web, será ainda mais fácil planejar atividades que engajam os aprendizes em investigações ativas e com bom uso do tempo disponível.

INTRODUÇÃO:

O Governo do Estado do Paraná está implantando laboratórios de informática, conectados em sistema de fibra ótica, pela Copel, a internet em todas as escolas do Paraná. O sistema denominado Paraná Digital tem por objetivo levar o professor/aluno da escola pública a compartilhar/acessar os conhecimentos produzidos na web. Os projetos de Internet podem fornecer um contexto autêntico em que os alunos desenvolvem conhecimento, habilidades e valores.
Educadores e profissionais da área de tecnologia estão trabalhando com o objetivo de desenvolver novos modos para introduzir a Internet no currículo escolar e compartilhar as informações de ensino pela web, permitindo dessa forma usar a Internet como uma parte integrante das metodologias para ensinar qualquer assunto a qualquer nível de escolaridade.
Hoje é inegável a importância da utilização da Internet no ensino, mas também apresenta alguns problemas na sua utilização nas aulas, opiniões como "os alunos perdem-se na imensidade de informação", ou coisas do gênero "existem muitas páginas de conteúdos inúteis", ou ainda "páginas e páginas de conteúdos repetidos ou similares". Também é normal ouvirem-se afirmações relacionadas com a qualidade e a validade dos documentos encontrados pelos alunos, e que copiam simplesmente para os seus trabalhos.
Muitas outras razões podem ser acrescentadas por quem já usou a Internet em atividades curriculares. A questão principal é importante que os alunos aprendam métodos e técnicas de contornar estes problemas apresentados e a desenvolver capacidades de pesquisar, seleccionar e organizar informação. Desta forma é que propomos esta metodologia de ensino que poderá tornar mais eficiente o uso deste recurso na escola.

Definições

Segundo Bernie Dodge (professor da San Diego State University), definido em 1995 a WebQuest é uma investigação orientada na qual algumas ou todas as informações com as quais os aprendizes interagem são originadas de recursos da Internet, opcionalmente suplementadas com videoconferências, chats, fóruns, correio eletrônico e uso de outros recursos para produção de escritas colaborativas, tais como wiki, blogs, etc., não apenas da web, mas atividades em sala de aula.

Objetivos

  • Modernizar modos de fazer educação, rompendo as fronteiras da aula, ajudando a entender que a escola vai mais além do que as quatro paredes na qual assiste uma aula num determinado horário, que o que aprende dentro da sala de aula o ajuda a entender o mundo, que toda a informação que recebe por diversos meios ao longo do dia formam um conjunto de saberes e conhecimentos que explicam outras realidades e abrem novos e fascinantes caminhos.
  • Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas
  • Promover aprendizagem cooperativa, onde as webquests estão fundadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros, não individualmente. Aprendizagens mais significativas são resultados de atos de cooperação.
  • Desenvolver habilidades cognitivas
  • Transformar ativamente informações em vez de apenas reproduzi-las. O importante é acessar, entender as informações existentes, analisando-as, tendo em vista uma necessidade, problema ou meta significativa.
  • Incentivar criatividade
  • Favorecer o trabalho de autoria dos professores
  • Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos
Níveis

WebQuest Curtas
O objetivo instrucional de uma WebQuest curta é a aquisição e integração do conhecimento. No final de uma WebQuest curta, o aprendiz terá entrado em relação com um número significativo de informações, dando sentido a elas. Uma WebQuest curta é planejada para ser executada em uma ou três aulas.

WebQuest Longas
O objetivo instrucional de uma WebQuest longa compreende a ampliação e o refinamento do conhecimento. Depois de completar uma WebQuest longa, o aprendiz terá analisado profundamente um corpo de conhecimento, transformando-o de alguma maneira, e demostrando uma intelecção do material com a criação de algo que outros possam utilizar, no próprio sistema (Internet) ou fora dele. Uma WebQuest longa padrão dura de uma semana a um mês de trabalho escolar.

Atributos Críticos

WebQuests de curta ou longa duração são planejadas deliberadamente para fazer o melhor uso possível do tempo do aprendiz. É questionável o benefício da surfagem pela rede sem uma tarefa clara na cabeça; e muitas escolas devem racionar bastante o tempo de conexão dos alunos. Para alcançar esta proposta de eficiência e clareza, as

WebQuests devem conter pelo menos as seguintes partes:

1. Uma introdução que prepare o "palco" e forneça algumas informações de fundo. Um documento, não muito extenso, onde deverá fornecer alguma informação básica e interessante aos alunos. Tenha sempre presente que este documento será eventualmente utilizado por outros professores, que o vão utilizar nas suas aulas com os seus respectivos alunos.

2. Uma tarefa factível e interessante. Uma descrição do trabalho a realizar pelos alunos, que seja interessante e motivadora, mas também exequível, quer em relação ao tempo disponível (previsto), quer em relação ao nível e à maturidade dos alunos.

3. Um conjunto de fontes de informações necessárias à execução da tarefa. Muitos (não necessariamente todos) dos recursos estão embutidos no próprio documento da WebQuest como âncoras que indicam fontes de informação na World Wide Web (a rede mundial de informação conhecida como WWW ou Web) As fontes de informação podem incluir documentos da WWW, especialistas disponíveis via e-mail ou conferências em tempo real, base de dados pesquisáveis na rede, e livros e documentos acessíveis no ambiente de aprendizagem ou trabalho dos participantes. Uma vez que a proposta inclui ponteiros para os recursos, o aprendiz não corre o risco de ficar surfando completamente adernado pelo "Webspace".

4. Uma descrição do processo que os aprendizes devem utilizar para efetuar a tarefa. O processo deve estar dividido em passos claramente descritos. Para que "ninguém se perca" efectue uma descrição das actividades a realizar, os procedimentos a seguir pelos alunos (pode atribuir diferentes papeis para cada elemento do grupo). Construa um catálogo com links, para os sites interessantes que previamente seleccionou e onde os alunos obtêm a informação necessária para elaborarem o trabalho. Divida os links por tema, de acordo com os objectivos pretendidos e com as tarefas a realizar.
Quase toda a informação (recursos) a fornecer aos alunos poderá basear-se na Internet, mas não é obrigatório que seja a única fonte de informação. Os recursos da(s) bibliotecas e o meio local podem ser também bem utilizados neste tipo de projectos.
Não se esqueça!!! O importante é que os alunos interajam com a informação interessante mas, e isto é essencial, que realizem um "produto final" que os leve a formular novas hipóteses, construir novos argumentos, comparar situações e procurar explicações ou soluções criativas, isto é, que os alunos construam novo conhecimento.
É importante que os alunos tenham, durante todo o processo, informação sobre o modo como o seu trabalho será apresentado e valorizado: um relatório, uma apresentação oral com apoio das tecnologias (PowerPoint) a um público definido, uma Homepage ..., uma produção colaborativa em ambientes tipo wiki, ou mesmo postagens em blogs criados com esta finalidade, etc.

5. Alguma orientação sobre como organizar a informação adquirida. Isto pode aparecer sob a forma de questões orientadoras ou como direções para completar quadros organizacionais no prazo, como mapas conceituais ou como diagramas de causa – e – efeito descritos por Marzano (1988, 1992) e Clarke (1990). Construa um documento, a que os alunos tenham acesso logo no início, em que descreve o processo de avaliação do seu trabalho.

6. Uma conclusão que encerre a investigação, mostre aos alunos o que eles aprenderam e, talvez, os encoraje a levar a experiência para outros domínios. Um WebQuest poderá ser sempre um produto inacabado. Poderá estar sempre em fase de reexame. Não seja conclusivo. Deixe as "portas abertas" para outras verdades e facetas do conhecimento. Aproveite a conclusão para propor duas ou três questões, numa outra perspectiva, sobre o mesmo assunto. Deixe alguma reflexão no ar ...

Alguns outros atributos, não tão fundamentais como os seis anteriores, são:

1. As WebQuests são sobretudo atividades de grupos, embora possam ser imaginadas investigações individuais aplicáveis à educação a distância e ao ambiente de bibliotecas.
2. As WebQuests podem ser aperfeiçoadas com elementos motivacionais que envolvam a estrutura básica de investigação, dando aos aprendizes um papel a ser desempenhado (cientista, detetive e repórter, por exemplo), criando uma personalidade fictícia com a qual os participantes deverão interagir via e-mail, e apresentado um cenário dentro do qual os participantes irão trabalhar (o grupo, por exemplo, pode ter recebido uma solicitação do Secretário Geral da ONU sobre o que está acontecendo esta semana na região do Sub-Saara Africano).
3. As WebQuests podem ser planejadas para uma disciplina ou podem abranger uma abordagem multidisciplinar. Uma vez que as abordagens multidisciplinares são um desafio maior que o trabalho numa única área, talvez convenha começar por esta última alternativa até reunir mais experiência para trabalhos compreensivos.

Como criar uma WQ

Não há uma fórmula pronta para a criação de produtos nos moldes da proposta metodológica sugerida por Bernie Dodge e Tom March. Mesmo assim, aponta-se aqui um possível caminho cujas fases são:

1. Defina tema e fontes
2. Delineie a tarefa
3. Determine as fontes
4. Estruture processo e recursos
5. Escreva a introdução
6. Escreva a conclusão
7. Finalize a primeira versão
8. Revise sua WebQuest

1. Defina tema e fontes

WebQuest é uma investigação cujas fontes são, sobretudo, informações veiculadas no ciberespaço. Assim, a primeira coisa a fazer é planejar conteúdos de saber que possam ser aprendidos com o apoio de recursos existentes na rede mundial de computadores. Mais concretamente, para definir o tema você deve:

  • Escolher um assunto cujo desenvolvimento pode melhorar suas aulas, que seja atual.
  • Situar o assunto escolhido no currículo. Não se esqueça que é uma proposta que apela ao trabalho em colaboração dentro da sala de aula, e ao desenvolvimento de capacidades mais importantes do que conhecimentos factuais, como a tomada de decisões, as comparações, a avaliação, a argumentação, etc
  • Planejar uma abordagem que crie interesse.
  • Assegurar-se de que há fontes suficientes (e adequadas à sua clientela alvo) no espaço Web.
  • Procure escolher um tema/tópico com alguma complexidade. Depois de escolhido, analise-o, dividindo-o em sub-categorias e identifique relações com outros temas/tópicos, preocupações, controvérsias e diferentes perspectivas e opiniões sobre ele.
O primeiro passo para um docente aprender a ser um planejador de WebQuest é o de familiarizar-se com os recursos disponíveis "on line" na sua própria disciplina.

2. Delineie a tarefa

O modelo criado pelo Prof. Bernie tem em comum com a pedagogia de projetos a crença de que devemos saber para fazer e não apenas saber por saber. Por essa razão, a alma de uma WebQuest é a Tarefa. Se você criar uma tarefa mal definida, sua WebQuest não será um desafio capaz de entusiasmar os estudantes. Assim, no processo de planejamento, convém dedicar bastante tempo e os melhores esforços no desenho de uma tarefa impactante, desafiadora, motivante. Criar tarefa com essas características exige sobretudo clareza, compreensão de como funcionam nossas habilidades cognitivas, e muita criatividade.
Fuja do convencional. Esqueça o que você faz normalmente na sala de aula. Imagine trabalhos que os alunos possam produzir e que, ao mesmo tempo, sejam situações dos fazeres cotidianos da vida em sociedade.
Discutir suas idéias com companheiros, professores ou orientadores.
Teste suas idéias. Exponha-as para ver como as pessoas reagem. Busque auxílio. Troque idéias. Tudo isso pode enriquecer seu trabalho.
Determinar algo que seja factível e claramente relacionado com fazeres da vida.
Não se esqueça que as potencialidades da internet residem na possibilidade dos alunos interagirem com informação do "mundo real".
Esta é uma fase em que vai "misturar tudo", e tomar decisões tão criativas quanto realistas. O tempo (a possibilidade dos alunos conseguirem realizar as actividades em tempo útil) e a motivação a fornecer aos alunos são factores cruciais a ter em atenção.
Sua tarefa deverá ser algo que os alunos possam fazer. Outro cuidado: escolha coisas que acontecem ou podem acontecer no mundo em que vivemos. Se possível, evite coisas muito escolares como seminários, palestras, questionários etc.

2.1 Classificação das tarefas

2.1.1 Tarefas de Recontar

Algumas vezes vocês irão pedir aos alunos para que estes absorvam alguma informação e depois demonstrem que a entenderam. As pesquisas indicam que essas atividades arroz-com-feijão não representam grande ganho em termos educacionais, mas podem ser uma introdução fácil ao uso da Web como uma fonte de informação.

2.1.2 Tarefas de Compilação

Uma tarefa simples para os alunos é a de retirar informações de diversas fontes e colocar tais informações dentro de um mesmo formato.
Idealmente, uma tarefa de compilação familiariza os alunos com um corpo de conteúdos e dá aos estudantes a oportunidade de prática ao requerer escolhas seletivas e explicações, assim como organização, divisão em pequenos segmentos, e paráfrases sobre informações diversificadas oriundas de diferentes fontes.

2.1.3 Tarefas de Mistério

Todo mundo gosta de mistérios. Algumas vezes, um bom modo de conquistar os alunos num tópico é o de colocar o conteúdo na forma de um desafio ou história policial. Isso funciona bem na escola fundamental, mas pode também ser utilizado em todos os outros níveis de ensino.

2.1.4 Tarefas Jornalísticas

Há algum evento específico que tenha grande relação com aquilo que seus alunos devem aprender? Uma maneira de desenhar uma WebQuest, nesse caso, é pedir a seus alunos para agirem como repórteres cobrindo o evento. A tarefa envolve reunir fatos e organizá-los de forma similar aos gêneros jornalísticos de apresentação das notícias. Ao avaliar resultados, o importante, nesse tipo de tarefa, é a fidelidade aos acontecimentos, não a criatividade.

2.1.5 Tarefas de Planejamento

De acordo com o dicionário Webster, planejamento "é um plano ou protocolo para executar ou realizar alguma coisa". Uma WebQuest voltada para tarefa de planejamento requer dos alunos a criação de um produto ou plano que atinja uma meta pré-determinada e funcione dentro de certos limites.

2.1.6 Tarefas de Produtos Criativos

Os alunos podem aprender o conteúdo que você pretende ensinar reapresentando-o na forma de um poema, de um conto, de uma pintura? Assim como engenheiros e designers, os artistas trabalham dentro de certos limites próprios. Tarefas de produtos criativos levam à produção de um certo formato (pintura, peça de teatro -drama ou comédia, diário simulado, poster, jogo, canção etc.), mas são muito mais abertas e imprevisíveis que tarefas de planejamento. Os critérios de avaliação para as tarefas em foco devem enfatizar a criatividade e auto-expressão, assim como traços específicos para cada gênero escolhido.

2.1.7 Tarefas de Construção de Concenso

Alguns tópicos são controversos. As pessoas discordam por causa de diferenças entre os seus sistemas de valores, por causa daquilo que elas aceitam como factualmente correto, por causa daquilo a que foram expostas, por causa da natureza de sua metas mais importantes. Neste mundo imperfeito, é útil expor futuros adultos (ou mesmo adultos já criados) a algumas situações que lhes darão certa prática no encaminhamento de diferenças. Tarefas de construção de consenso visam a isso. A essência de tais tarefas é a exigência de articular, considerar e acomodar diferentes pontos de vista onde for possível. Para o bem ou para o mal, os eventos atuais da história corrente oferecem muitas oportunidades para a prática.
Uma tarefa de construção de consenso bem planejada irá:

  • envolver os aprendizes na consideração de diferentes perspectivas a partir do estudo de diferentes conjuntos de recursos;
  • basear-se em diferenças de opinião autênticas, realmente assumidas por alguém em algum lugar fora da sala de aula;
  • basear-se em matérias de opinião e fatos, não apenas fatos;
  • resultar no desenvolvimento de um relatório consensuado que tem uma audiência (real ou simulada) e é criado num formato análogo a algo que pode ser encontrado fora da sala de aula (por exemplo: um livro branco de políticas, uma recomendação para algum órgão de governo, um convênio geral entre duas instituições - memorandum of understanding)
2.1.8 Tarefas de Persuasão

Há pessoas no mundo que não concordam com você. Estão erradas, é claro. Por isso é util desenvolver habilidades de persuasão. Uma tarefa de persuasão vai além de um simples recontar, requerendo dos alunos o desenvolvimento de um caso convincente baseado naquilo que eles aprenderam. Tarefas de persuasão podem incluir uma apresentação para uma câmara de veradores ficcional, ou num juri também ficcional, uma carta, um editorial, um press-release, a produção de um poster ou de uma peça de propaganda em VT destinada a passar uma opinião.

2.1.9 Tarefas de Auto-conhecimento

Algumas vezes a meta de uma WebQuest pode ser um maior entendimento de si próprio, um entendimento que pode ser desenvolvido por meio de uma exploração apoiada em recursos on e off line. Há poucos exemplos desse tipo de tarefa, talvez porque o auto-conhecimento não é algo muito presente nos currículos escolares.

2.1.10 Tarefas Análitica

Um aspecto do entendimento é o conhecimento de como as coisas se articulam, e de como as coisas dentro de um tópico se relacionam umas com as outras. Uma tarefa analítica oferece um espaço para o desenvolvimento de tal conhecimento. Em tarefas analíticas, os alunos são desafiados a olhar mais claramente as coisas, e a encontrar semelhanças e diferenças. Podem ser desafiados a identificar relações de causa e efeito entre variáveis, e a discutir o significado de tais relações.

2.1.11 Tarefas de Julgamento

Avaliar algo requer um nível de entendimento deste algo, assim como entendimento de algum sistema para julgar as coisas de modo adequado. Tarefas de julgamento apresentam certo número de itens para os alunos e pede-lhes para ranquear os tais itens, ou tomar uma decisão bem informada desde um número limitado de escolhas.

2.1.12 Tarefas Científicas

O método científico está por trás da tecnologia que leva à leitura dessas palavras. A ciência permeia nossa sociedade e é importante que nossas crianças (ou qualquer cidadão adulto) entenda como a ciência funciona, mesmo que elas não vistam um avental branco e usem uma prancheta de mão.
O espaço Web traz história e atualidades para nossas casas, e alguns dos dados que nos chegam podem oferecer oportunidade para a prática de ciência de verdade.

3. Determine as fontes

Você já sabe que as fontes preferenciais de informação devem ser recursos disponíveis na Internet. Sabe também que, no âmbito do tema escolhido, há material suficiente (e adequado para a clientela) no espaço Web. Chegou a hora de peneirar esses recursos para ficar apenas com aquelas referências que você acha que vai utilizar em sua WQ. Talvez seja conveniente resolver se será necessário utilizar recursos offline. Para tanto, você deve:

  • Examinar os endereços Web já selecionados.
  • Verificar se há mais endereços que valha a pena considerar.
  • Peneirar tudo e ficar apenas com aquilo que realmente interessa.
  • Julgar conveniência ou necessidade de utilizar fontes não disponíveis na Internet (livros, revistas, folhetos, artigos, discos, vídeos etc.)
  • Estabelecer a lista de recursos (on e off line) que você acha adequada para a consecução da Tarefa.

Mecanismos Nacionais:

Cadê
Radar UOL
Yahoo Brasil
Aonde ?
Onde Ir
Guia Web
Argos
Vai & Vem

Mecanismos Internacionais:

AltaVista
Yahoo
Lycos
Go.com
Excite
HotBot
Click and Search
Matilda
Web Crawler
Google

4. Estruture processo e recursos

Agora é preciso elaborar o roteiro que irá ajudar seus alunos a obterem bons resultados na Tarefa. Lembre-se de que o Processo é uma espécie de receita, indicando passo a passo a direção que os alunos deverão seguir. Outra coisa: os recursos que você selecionou serão apresentados na medida que os alunos deles necessitarem. Não há, obviamente, uma única forma de estruturar Processo e Recursos, mas as indicações que seguem refletem modos de fazer de muitos produtores de WQ's. Na estruturação de Processo e Recursos, convém:

  • Especificar expectativas quanto ao trabalho em grupo.Como regra, WebQuests são processos investigativos conduzidos por um grupo. O modo de trabalhar das equipes a serem constituídas dependerá da natureza da tarefa, de particularidades que você acha interessantes, de dinâmicas que você acha adequadas para sua WQ. Por isso é importante que você estabeleça com clareza como o grupo deve ser constituído, como a dinâmica deverá ocorrer etc.
  • Definir papéis dos componentes do grupo quando for o caso. Na maioria das WebQuests, a Tarefa exige visões diferentes do problema. Geralmente isso é representado por papéis característicos cuja representação garante estudos baseados em diferentes olhares. É por essa razão que convém definir bem as características de cada papel ou personagens que você criar.
  • Estabelecer os passos a serem seguidos no estudo das fontes (Recursos) e na elaboração do produto ou produtos resultantes da Tarefa.
Não se esqueça!!! O importante é que os alunos interajam com a informação interessante mas, e isto é essencial, que realizem um "produto final" que os leve a formular novas hipóteses, construir novos argumentos, comparar situações e procurar explicações ou soluções criativas, isto é, que os alunos construam novo conhecimento.
É importante que os alunos tenham, durante todo o processo, informação sobre o modo como o seu trabalho será apresentado e valorizado: um relatório, uma apresentação oral com apoio das tecnologias (PowerPoint) a um público definido, uma Homepage ... etc.
Para os recursos construa um catálogo com links, para os sites interessantes que previamente seleccionou e onde os alunos obtêm a informação necessária para elaborarem o trabalho. Divida os links por tema, de acordo com os objectivos pretendidos e com as tarefas a realizar.
Quase toda a informação (recursos) a fornecer aos alunos poderá basear-se na Internet, mas não é obrigatório que seja a única fonte de informação. Os recursos da(s) bibliotecas e o meio local podem ser também bem utilizados neste tipo de projectos.

5. Escreva a avaliação:

Construa um documento, a que os alunos tenham acesso logo no iníco, em que descreve o processo de avaliação do seu trabalho. Sugerimos várias formas de auto-avaliação a serem utilizadas nas WQ:



5. Escreva a introdução

Você já tem uma boa idéia do que os alunos irão fazer. Já estruturou uma sugestão de como fazer que, certamente, irá ajudar os aprendizes a elaborarem certos saberes. Chegou a hora de elaborar a Introdução. Nessa parte de sua WQ, você deve:

  • Escrever um texto dirigido à sua clientela: Converse com seu público. Seja direto. Use linguagem clara e compreensível.
  • Motivar os clientes de sua WQ: O texto de sua introdução deve funcionar como aqueles pequenos trechos que acompanham manchetes de jornais: diretos, instigantes, envolventes, motivantes.
  • Ser breve: Como regra geral, introduções são textos de um ou dois pequenos parágrafos. Muito raramente a Introdução poderá ser algo mais incorporado.
  • Evitar didatismo: Muita gente escreve introduções como se estas fossem a primeira parte de livros didáticos tradicionais. Entre outras coisas, dão explicações etimológicas, resumem o que vai ser apresentado, contam alguma história exemplar. Essa é uma prática centrada no assunto, não nos leitores. Fuja desse modo tradicional de escrever introduções.
6. Escreva a conclusão

À semelhança da Introdução, a Conclusão deve ser algo claro, breve e simples. Para concluir sua WQ convém seguir uma ou mais das seguintes direções:

  • Reafirmar aspectos de interesse registrados na Introdução.
  • Realçar a importância daquilo que os alunos aprenderam.
  • Apontar caminhos que podem ajudar os alunos a continuarem estudos e investigações sobre o tema.
7. Finalize a primeira versão

Sua WebQuest está praticamente pronta. Basta agora revisar texto, escolher uma ou outra imagem para embelezar a sua obra etc. Se você é marinheiro de primeira viagem e não conta com auxílio de pessoas que entendem de editores Web e/ou HTML, use o espaço www.escolabr.com – Webquest

8. Revise sua WebQuest

Antes de considerar pronto o seu trabalho, convém testá-lo de alguma forma. Você pode fazer isso com um pequeno grupo de alunos; ou pode pedir que dois ou três colegas seus avaliem sua obra.

Pelo menos dois aspectos são relevantes em investigações mais longas

Que processos de pensamento são requeridos para criá-las, e que forma elas assumem uma vez criadas.

Uma investigação WebQuest longa requer, entre outras, as seguintes habilidades de pensamento (cf. Marzano, 1992):

1. Comparar – Identificar e articular similaridades entre as coisas.
2. Classificar – Agrupar coisas em categorias definíveis com base em seus atributos.
3. Induzir – Inferir generalizações ou princípios desconhecidos desde observações ou análises.
4. Deduzir – Inferir conseqüências e condições não explicitadas desde dados princípios ou generalizações.
5. Construir Apoio – Construir um sistema de apoio ou de prova para uma afirmação.
6. Abstrair – Identificar e articular o tema ou padrão subjacente da informação.
7. Analisar Perspectivas – Identificar e articular perspectivas pessoais sobre um assunto.

As formas que uma investigação, WebQuest longa, pode assumir estão abertas à imaginação, Eis aqui algumas idéias:

1. Uma base de dados pesquisável dentro da qual as categorias em cada campo foram criadas pelos aprendizes.
2. Um micromundo, representando um espaço físico, que possa ser navegado pelos usuários.
3. Um estória interativa ou um "case study" criados pelos aprendizes.
4. Um documento que descreve uma análise de uma situação controversa, assumindo uma posição e convidando os usuários a concordar ou discordar dela.
5. Uma personagem que pode ser entrevistada "on line". As perguntas e respostas deverão ser geradas por aprendizes que estudaram profundamente a personagem.

Colocar os resultados dos processos de pensamento dos aprendizes na própria Internet é providência que alcança três __finalidades__:

- faz com que os aprendizes estejam focados numa tarefa "hi-tech";
- dá aos aprendizes uma audiência para a qual algo deve ser criado;
- abre a possibilidade de obtenção de "feedback" de uma audiência distante por meio de e-mail inserido no documento WWW.

Softwares que podem ser usados na criação de uma webquest

Você poderá hospedar seu trabalho na web utilizando servidores gratuítos como é o caso de sites grátis em linguagem html, podendo utilizar o NVU, Frontpage, Dreamweaver, Mozila Composer, etc; ou poderá hospedar em sites com a linguagem PHP, como o da www.escolabr.com, onde já existe um banco de dados disponível para hospedagem e orientações básicas para os professores, com tutoriais e videoaulas; também é possível criá-la em um blog, com links para várias páginas ou com uma postagem para cada etapa da webquest (tem possibilidade de utilizar o campo comentarios, havendo interação entre os participantes).

LINKS

The WebQuest Page at San Diego State University
Página de Bernie Dogde que têm artigos, exemplos de WebQuest, materias de recursos para a produção de WebQuests.
http://edweb.sdsu.edu/webquest/taskonomy.html

Yahoo Groups WebQuest
Fórum do Yahoo Groups para a discussão de idéias, problemas, soluções etc da metodologia WebQuest. A lista é um suplemento da WebQuest Page da San Diego State University, mantida por Bernie Dogde, criador da metodologia.
groups.yahoo.com/group/webquest/

Eduteka
Está no ar mais um site sobre WebQuests. Desta vez, a boa nova vem da Colômbia. O portal Eduteka, mantido pela fundação Gabriel Piedrahita Uribe, incluiu entre seus serviços a divulgação de materiais que podem auxiliar educadores interessados em usar o modelo criado por Dodge e March.
www.eduteka.org

Artigo original de Bernie Dodge, traduzido por Jarbas Barato
O artigo define WebQuest, as partes mínimas e os atributos necesários para a composição de uma webquest e os passos para o planejamento de uma webquest.
www.divertire.com.br/artigos/dodge1.htm

Instituto de Inovação Educacional do Ministério da Educação de Portugal
O site possui um conjunto de documentos sobre WebQuests, informações teóricas, exemplos de webquests e produção de webquests de professores portugueses.
www.iie.min-edu.pt/proj/actividades/webquests/sites.htm

Introduction to Webquests - SENAC
Relação de referências de workshop realizado por Bernie Dodge no Senac/sp, em 2000.
edweb.sdsu.edu/webquest/senac

History of the Computer WebQuest, quem sabe mais sobre história na "Era da Informática?"
Referência a WQ's sobre história em Web.Historia (site brasileiro).
www.webhistoria.com.br/arqeduc7.html

Curriculum Quest
Informação sobre uma forma de organização curricular, provavelmente influenciada pelo modelo WQ.
www.yarden.ac.il/chinuch/english/curriculumquest3.htm

Que es WebQuest
Seção de um site do Ministério da Educação de Espanha. Contém uma breve introdução sobre o que é WebQuest.
www.pntic.mec.es/mem/ecomec/pr01.htm

SUGESTÃO DE LINKS PARA ESTUDO, ELABORAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE WEBQUEST

Endereço: http://www.webquest.futuro.usp.br/
Título: WebQuest: aprendendo na internet
Instituição/Autor: Projeto USP
Resumo: A página ensina o que é como criar uma wq, apresenta textos, artigos e galeria de wq. Reconhecido por Bernie Dodge, criador da metodologia

Endereço: http://webquest.sp.senac.br/
Título: WebQuest
Instituição/Autor: SENAC – São Paulo
Resumo: A página ensina o que é, como elaborar, apresenta depoimentos de professores, sugere links como referência, além de uma lista de wq classificada por áreas.

Endereço: http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/
Título: Escolabr
Instituição/Autor: Eziquiel Menta
Resumo: Apágina apresenta várias instruções para a construção da wq, inclusive com vídeo-aulas, além de abrir espaço para a construção e publicação de wq e mini wq, com um sistema de busca rápido, tais como a série e a disciplina.

Endereço: http://www.educarede.org.br/educa/img_conteudo/tecnologia4.html
Título: Revista Educarede: Especiais
Instituição/Autor: Fundação Telefônica na Espanha e na América Latina.
Resumo: Reportagem sobre o “Novo método orienta pesquisa na internet”

Endereço: http://www.vivenciapedagogica.com.br/?q=wq
Título: Vivência Pedagógica
Instituição/Autor: Mary Grace Martins - Editora do site Vivência Pedagógica
Resumo: A página apresenta um breve resumo sobre wq e uma lista de links interessantes sobre wq, listas de discussão, uma wq de wq e sugestões.

Endereço: http://www.aypwip.org/webnote/usodowebnote
Título: Webnote
Instituição/Autor: tony@ponderer.org
Resumo: Webnote é uma ferramenta para fazer exame de notas em seu computador. Permite que você escreva rapidamente algo para baixo durante uma reunião, classifica-o, ou toda a outra hora que você tem um web browser disponível.

Endereço: http://www.iep.uminho.pt/aac/diversos/webquest/
Título: WebQuest: um desafio aos professores para os alunos
Instituição/Autor: Ana Amélia Amorin Carvalho http://www.iep.uminho.pt/aac/frmindex.htm
Resumo: Este site disponibiliza informação sobre WebQuests, que são actividades contextualizadas e motivadoras, disponibilizadas na Web, propostas por professores para serem resolvidas colaborativamente por um grupo de alunos. Ensina a construção passo a passo.

Endereço: http://www.crb.g12.br/webquest.php
Título: Colégio Rio Branco - Webquest
Instituição/Autor: Fundação de Rotarianos de São Paulo
Resumo: O Colégio Rio Branco propõe com o uso da WebQuest despertar no aluno a curiosidade para a busca de informações com o uso da Internet de forma investigativa, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis. A WebQuest possibilita a integração das disciplinas por meio dos projetos de trabalho das diversas áreas do conhecimento. Trata-se de uma ferramenta de apoio de pesquisa e aprendizado, além de instrumentalizar o aluno a utilizar a Internet de forma a agregar conhecimento. Disponibiliza oito wq bem elaboradas.

Endereço: http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=4abed&infoid=110&sid=124
Título: WEBQUEST: Protótipo de um Ambiente de Aprendizagem Colaborativa a Distância Empregando a Internet
Instituição/Autor: ABED
Resumo: Artigo: A aprendizagem colaborativa pode ser definida como um conjunto de métodos e técnicas de aprendizagem para utilização em grupos estruturados, assim como de estratégias de desenvolvimento de competências mistas (aprendizagem e desenvolvimento pessoal e social), onde cada membro do grupo é responsável, quer pela sua aprendizagem quer pela aprendizagem dos demais elementos.Este trabalho tem por finalidade apresentar um protótipo de ambiente de aprendizagem colaborativa a distância, empregando a internet, baseado na Pedagogia de Projetos, onde os professores têm a possibilidade de disponibilizar seus projetos para os alunos, bem como os alunos podem encaminhar para os professores seus trabalhos .Permeando o ambiente existe a possibilidade do professor se comunicar com os alunos por intermédio de um mural e/ou pelo chat.

Endereço1: http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/webquest_final.mspx
Título1: Você sabe planejar suas aulas usando internet?
Endereço 2: http://www.mozilla-world.org/pt-BR/products/firefox/start/central.html
Título 2: A “WebQuest” (Web Aventura) como meio de aumentar os conhecimentos de seus alunos.
Instituição/Autor: Microsoft
Resumo: Artigo sobre wq

Endereço: http://baixaki.ig.com.br/site/detail13490.htm
Título: AAADBS WebQuest
Instituição/Autor: AAA DataBase Solutions
Resumo: O WebQuest permite-o montar um sistema de coleção de dados numa plataforma ASP rapidamente e com o mínimo esforço. Gratuito para testar (U$54)

Endereço: http://www.colegiodante.com.br/content/cat20040802_40/new20050301_476/view
Título: WebQuest
Instituição/Autor: Colégio Dante Alighiere
Resumo: Galeria de WQ para educação infantil, fundamental e médio. São bem escritas e montadas, observei a de Filosofia.

Endereço: http://www.centrorefeducacional.com.br/webques.htm
Título: WebQuest: saiba mais!
Instituição/Autor: Vera Lúcia Camara Zacharias. Centro de Referência Educacional.
Resumo: Texto explicativo sobre WQ, simples e completo, com links.

Endereço: http://www.ese.ips.pt/abolina/webquests/quest/index.html
Título: Webquest
Instituição/Autor: Escola Superior de Educação de Setúbal
Resumo: wq de wq

Endereço: http://br.buscaeducacao.yahoo.com/mt/archives/2005/07/conheaa_o_matod.html
Título: Conheça o método WebQuest
Instituição/Autor: Yahoo busca educação
Resumo: Jarbas Novelino Barato é um dos professores que mais divulga no Brasil uma metodologia considerada uma jóia do ensino com tecnologia. O Webquest (tradução literal: busca na web) é um sistema para propor tarefas educacionais com auxílio da Internet. Nessa entrevista, o professor conta mais sobre o assunto.

Endereço: http://www.doaluno.com.br/servicos/webquest/webquest.asp
Título: Tecnologia na Educação: WebQuest
Instituição/Autor: Edutec
Resumo: A página apresenta orientações para elaboração de webquest e índices de wq para o Ensino Fundamental fase I e II e Ensino Médio

Endereço: http://www.prof2000.pt/prof2000/agora7/agora4.html
Título: Ágora
Instituição/Autor: Ministério da Educação/DREC, Escolas de todo o País e Centros de Formação.
Resumo: Edição sobre As TIC na sala de aula, em especial a wq. Apresenta uma nova nomeclatura: Websurf, veja em http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/tec_educ/websurf/teoria/prof.htm

Endereço: http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=3817
Título: Educação sem internet? Só no monastério
Instituição/Autor: Eduardo Nicolau
Resumo: Entrevista com Bernie Dodge

Endereço: http://www.netkids.com.br/v4.0/arquivos/webquest/oquee.asp
Título: Webquest
Instituição/Autor: MARIA APARECIDA VIANA
Resumo: Ensina a elaborar, escolher e apresenta uma galeria de wq de Escolas Adventistas.

Endereço: http://www.ufrgs.br/tramse/blogquests/2004/11/inditos.htm
Título: Blogquests
Instituição/Autor: Suzana Gutierrez
Resumo: Uma blogquest, uma webquest adaptada para ser construída num blog. A autora apresenta passo a passo a construção da wQ em publicação de blog.

Endereço: http://blogquest-memoria.blogspot.com/ e
http://webquesst.blogspot.com/
Título: Bloquest: memória e projetos
Instituição/Autor: Não apresenta
Resumo: Exemplo de bloquest

Enereço: http://aparecida.pro.br/fejal/apresentacao.asp
Título: Webquest
Instituição: Frejal
Resumo: Texto sobre webquest

LITERATURA

Titulo: Guia do Professor para a internet: completo e fácil
Autores: Ann Heide e Linda Stilborne
Editora: Artmed, Porto Alegre, 2000
Resumo: No capítulo: Trazendo a Word Wide Web para a sala de aula, o autor apresenta a metodologia da WebQuest, sugere 10 sites para alunos. Os elementos para construção de WQ, dicas, idéias para tarefas, recursos, exemplo de WQ, notas para o professor (orientações pedagógicas), em enfoque colaborativo.

Referências

  1. CLARKE, J. H. (1990). Patterns of thinking: Integrating learning skills in content teaching. Needham Heights MA: Allyn and Bacon.
  2. MARZANO, R. J., Brandt, R.S., Hughes, C.S., Jones, B. F., Presseisen, B, Z.,Rankin, S. C., & Suhor, C. (1988). Dimensions of thinking: A framework for curriculum and instruction. Alexandria VA: Association for Supervision and Curriculum Development.
  3. MARZANO, R. J. (1992). A different kind of classroom: Teaching with dimension with dimensions of learning. Alexandria VA: Association for Supervision and Curriculum Development.
  4. BARATO, Jarbas Novelino (trad). WebQuests: A Technique for Internet – Based Learning, v. 1, n. 2, 1995
Bernie Dodge (bdodge@mail.sdsu.edu) ensina na San Diego State University desde 1980. Ele criou em 1982 uma das primeiras BBS's dedicadas aos professores e que se tornou mais tarde parte da rede FrEdMail. O Professor Dodge desenvolveu diversos softwares que estão no mercado, incluindo PLANalyst, uma ferramenta para a criação de lições. Seu projeto mais recente é Irrawady, um ambiente de escrita que capacita crianças (e estudantes de pós-graduação) a criar estórias interativas e simulações na World Wide Web. Bernie recebe com muito prazer comentários e contribuições sobre WebQuests.

25 comentários:

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